sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Francisco Alcides do Nascimento

Um acontecimento

por Francisco Alcides do Nascimento,  historiador e professor do Departamento de Geografia e História/UFPI e do Mestrado em História do Brasil/UFPI Fonte: Jornal Diário do Povo/Teresina,Pi


Na última semana de janeiro a ADUFPI realizou eleições para o biênio 2010/2012. Os associados promoveram um acontecimento, aqui entendido como um objeto construído.Na construção das regras que regularam o pleito, os adversários agiram com muita perspicácia na montagem das estratégias: a diretoria atual manobrou para que as eleições ocorressem no período de férias coletivas. A definição da data do pleito foi confirmada em assembléia marcada para o dia 31 de dezembro, às 17 horas. Na assembléia anterior o partido opositor recorreu à Justiça do Trabalho e impediu que os professores decidissem sobre o calendário e constituição da comissão eleitoral do pleito. Tentou por todos os meios dificultar a organização dos trabalhos. Constituiu uma tropa de choque, com alguns "guerreiros" indicados para "bater".

A campanha propriamente dita percorreu uma trajetória vergonhosa para uma eleição de professores universitários. Penso que uma parcela dos professores, na qual me incluo, gostaria de saber o que os acusados vão fazer. Qual o caminho mais curto para que a comunidade piauiense saiba do desfecho das acusações? Cada acusado deve recorrer à Justiça, forçando o acusador a provar as acusações, não é assim que funciona? Essa medida é absolutamente necessária, mas é insuficiente. Como medida complementar é necessário que a ADUFPI veicule as notícias sobre o andamento dos processos abertos.

As práticas de campanhas desenvolvidas pela diretoria que encerrou o mandato e pela chapa derrotada em nada se distinguiram daquelas dos políticos tradicionais, muito especialmente daquelas feitas nos grotões do sertão. Lembram as campanhas eleitorais de um passado recente no Piauí onde um candidato mostrava uma chibata e dizia que era para ensinar o adversário; os adversários eram chamados de "bicha" como forma de afetá-los; o preconceito contra os comunistas chegava às raias do fascismo; as denúncias de desvios de recursos públicos eram empregadas de forma abusiva.

A eleição da ADUFPI, entretanto, deixou uma lição que deve ser avaliada de forma profunda: a truculência, o autoritarismo, o coronelismo disfarçado, não intimidaram uma parcela dos professores. Abortou uma tradição em construção: a da interferência da administração da UFPI na eleição dos dirigentes da associação. Os professores sinalizaram para os novos dirigentes o seguinte: queremos uma associação autônoma e transparente, queremos saber de que forma os recursos arrecadados são aplicados; queremos saber sobre os convênios firmados entre operadoras de telefonia, planos de saúde e outras coisas que não temos informações. Fazer isto é fácil e simples: editar boletim mensal na forma eletrônica e impressa com todas as informações financeiras e o enviar para cada professor associado; realizar assembléias convocadas em horários adequados à maioria da categoria etc.

Por fim, daqui a pouco, passados dois anos haverá outra eleição envolvendo os professores da UFPI. A pergunta que alguns deles fazem é: a campanha eleitoral terá o mesmo perfil desta que elegeu a diretoria da ADUFPI? É necessário lembrar que os professores da UFPI fazem parte de um conjunto de homens e mulheres que forma e informa jovens. Com a palavra, os professores.

Projeto Excelências


Clique na imagem e leia as crônicas do professor Fonseca Neto no portal Acessepiauí

Este é um espaço para crítica social, destinado a contribuir para a transformação do Estado do Piauí (Brasil).

Livro

Livro
A autora, Grace Olsson, colheu dados e fotos sobre a situação das crianças refugiadas na África. Os recursos obtidos com a venda do livro possibilitará a continuação do trabalho da Grace com crianças africanas. Mais informações pelo e-mail: graceolsson@editoranovitas.com.br

Frei Tito memorial on-line

Frei Tito memorial on-line
O Memorial Virtual Frei Tito é um espaço dedicado a um dos maiores símbolos da luta pelos direitos humanos e pela democracia na América Latina e Caribe. Cearense, filho, irmão, frade, ativista, preso político, torturado, exilado, mártir... Conhecer a história de Frei Tito é fundamental para entender as lutas políticas e sociais travadas nos últimos 40 anos contra a tirania de regimes ditatoriais. Neste hotsite colocamos à disposição documentos, fotos, testemunhos, textos e outras informações sobre a vida de Tito de Alencar Lima, frade dominicano que colaborou com a luta armada durante a ditadura militar no Brasil.

Campanha Nacional de Solidariedade às Bibliotecas do MST

Campanha Nacional de Solidariedade às Bibliotecas do MST
Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de diversos Estados do Brasil ocupam mais um latifúndio: o do conhecimento. Dar continuidade às conquistas no campo da educação é o objetivo da Campanha Nacional de Solidariedade às Bibliotecas do MST, que pretende recolher livros para as bibliotecas dos Centros de Formação. Veja como participar clicando na figura.

Fórum Social Mundial

Fórum Social Mundial
O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo. Em 2009, o Fórum acontecerá entre os dias 27 de janeiro a 1° de fevereiro, em Bélem, Pará. Para saber mais, clicar na figura.

Fórum Mundial de Teologia e Libertação

Fórum Mundial de Teologia e Libertação
É um espaço de encontro para reflexão teológica tendo em vista contribuir para a construção de uma rede mundial de teologias contextuais marcadas por perspectivas de libertação, paz e justiça. O FMTL se reconhece como resultado do movimento ecumênico e do diálogo das diferentes teologias contemporâneas identificadas com processos de transformação da sociedade. Acontecerá entre os dias 21 a 25 de janeiro em Bélem, Pará, e discutirá o tema "Água - Terra - Teologia para outro Mundo possível". Mais informações, clicar na figura.

IBASE

IBASE
O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) foi criado em 1981. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é um dos fundadores da Instituição que não possui fins lucrativos e nem vinculação religiosa e partidária. Sua missão é de aprofundar a democracia, seguindo os princípios de igualdade, liberdade, participação cidadã, diversidade e solidariedade. Aposta na construção de uma cultura democrática de direitos, no fortalecimento do tecido associativo e no monitoramento e influência sobre políticas públicas. Para entrar no site do Ibase, clicar na figura.

Celso Furtado

Celso Furtado
Foi lançado no circuito comercial o DVD do documentário "O longo amanhecer - cinebiografia de Celso Furtado", de José Mariani. Para saber mais, clicar na figura.

O malabarismo dos camaleões

O malabarismo dos camaleões
Estranha metamorfose: os economistas e jornalistas que defenderam, durante décadas, as supostas qualidades do mercado, agora camuflam suas posições. Ou — pior — viram a casaca e, para não perder terreno, fingem esquecer de tudo o que sempre disseram. Para ler, clicar na figura.

A opção pelo não-mercantil

A opção pelo não-mercantil
A expansão dos serviços públicos gratuitos pode ser uma grande saída, num momento de recessão generalizada e desemprego. Mas para tanto, é preciso vencer preconceitos, rever teorias e demonstrar que a economia não-mercantil não depende da produção capitalista. Para ler, clicar na figura.