sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alain Touraine

O neoliberalismo está levando a União Europeia ao fracasso

Artigo do sociólogo Alain Touraine (foto) publicado no Clarín, 31-05-2010. A tradução é do Cepat.
Fonte: UNISINOS




As recentes críticas de Obama à União Europeia são compartilhadas por um grande número de europeus. A participação da União Europeia nas decisões que impediram que a crise atual degenerasse em catástrofe foi quase invisível, ainda que tenham tomado iniciativa, a título individual, países como Reino Unido, Alemanha e França. Os europeus demonstraram que não queriam desempenhar um papel ativo na política mundial ao escolher como presidente e como ministra de Assuntos Exteriores da UE personalidades pouco conhecidas e, no que diz respeito à segunda, pouco preparada para assumir esse papel.

Tudo se desenrolou como se os europeus tivessem decidido deixar que os EUA continuassem se ocupando dos assuntos mundiais, enquanto eles se dedicavam à tarefa quase infinita de terminar sua integração, agora mediante a incorporação dos países balcânicos, sem que se quer examinar seriamente os sólidos argumentos apresentados por muitos favoráveis a entrada da Turquia, país que, sentindo-se indesejável na Europa, esforça-se para se voltar às sociedades islâmicas.

Se considerarmos que o frágil crescimento previsto para a Europa num futuro provavelmente prolongado irá minguar sua presença no mundo, no qual numerosos países caminham a passos largos, cabe perguntar se a Europa não entrou num declínio que será doloroso a partir da geração de nossos netos ou de nossos bisnetos. Um objetivo que é imprescindível alcançar é adotar, na economia e no social, uma política que rompa com o neoliberalismo que nos têm arrastado para a grave crise que vivemos.

No terreno internacional, o mais urgente é escolher um plano de ação comum com países do mundo islâmico, mas que não sejam árabes, porque estes estiveram colonizados durante muito tempo e seus Estados são frágeis e quase sempre autoritários. Se a Europa quer demonstrar que pode atuar no sentido oposto ao que escolheu os Estados Unidos quando atacou o Iraque, tem que acolher a Turquia e escolher uma política de reorientação do mundo muçulmano e eliminar as posições carregadas de ódio que conduziram ao terrorismo.

Muitos pensam, assim como eu , que a teocracia iraniana e sua frustrada política podem ser derrotadas por uma oposição interna que se veria reforçada se os ocidentais se mostrassem dispostos a apoiá-la. Uma coalizão europeia, turca e iraniana nesse país, uma vez que a oposição interna houvesse conseguido o seu objetivo, poderia por fim ao enfrentamento atual entre o mundo islâmico e o Ocidente.

Cabe pensar que o êxito dessa nova política permitirá o reconhecimento mútuo entre um Estado palestino e o Estado de Israel, sem o qual, o retorno da paz não é possível. A um nível ainda mais vagamente definido, é necessário que a Europa assuma a direção de um combate contra os regimes autoritários que têm condenado grande parte de sua população à violência interna, ao autoritarismo e à guerra. A Europa tem se demonstrado demasiada débil para ser considerada candidata a essa hegemonia mundial que ficou nas mãos dos Estados Unidos.

No que se refere às realidades econômicas e sociais, é preciso restabelecer prioridades que possam levar a uma defesa mundial contra os ataques dos especuladores. Em todo o mundo se experimenta a necessidade de devolver ao trabalho a parte do produto social que foi retirada pelo capital e, mais ainda, de restabelecer o vínculo entre a função financeira e as funções de produção, impedindo ao mundo financeiro lançar-se de novo à busca exclusiva do seu máximo benefício e afastando-se do seu papel de investimento e crédito.

Pode-se pensar que o mundo europeu está naturalmente orientado para tais objetivos. Não construiu um ambicioso sistema de seguridade social? Não sonha com uma reconciliação e um co-desenvolvimento com os países que colonizou? Não mostrou um duplo apego à existência de Israel e a um Estado palestino? De onde vem, pois, este fracasso em todos os aspectos da Europa, sua perda de crescimento, o desaparecimento de seu papel mundial e sua impotência para apoiar as democracias?

Nós podemos buscar as causas nas “debilidades” da Europa. Mas, em vez de ser a sua debilidade material o que acarreta a sua perda de confiança em si mesma e em seu futuro, é essa perda de confiança que leva a impotência da Europa e inclusive a sua reação ao se propor novos modelos e ao mundo.

Essa impotência apenas explica-se pela diversidade e inclusive as contradições dos interesses nacionais na Europa e a construção desta. Por acaso sua construção não se baseou, antes de mais nada, na vontade de pôr fim as guerras internas, suicidas e destrutivas de uma Europa presa aos regimes militaristas e totalitários? Por isso, a Europa consciente de ser a autora de sua própria desgraça, e querendo atuar mais sobre si mesma do que sobre o mundo, encerrou os interesses nacionais em regras econômicas, jurídicas e inclusive políticas comuns. A obra empreendida teve êxito e a queda do império soviético permitiu aos países da Europa central e oriental restabelecer os seus vínculos históricos com a Europa do oeste.

Mas agora, quase cumprida essa grande tarefa, a Europa deve se voltar para o mundo e recuperar a influência que seus próprios erros a fizeram perder. Esta nova etapa de construção europeia tropeça apenas em um obstáculo: o neoliberalismo, cujos centros estiveram e estão nos Estados Unidos e no Reino Unido. Países que lhe tiraram toda autoridade e a transferiram para os bancos, cujo poder sobre as empresas aumenta.

Os Estado Unidos também estão submetidos a esse capitalismo financeiro, mas tem unidade política e uma forte confiança em si mesmos, o que faz dos europeus – e quem sabe também do Japão – as vítimas mais graves da crise atual.

Como podem os europeus, que inventaram o espírito das Luzes e a crença na razão e nos direitos humanos, aceitar passivamente aquilo que corre o risco de se transformar no fim do modelo ocidental, ou seja, da associação do progresso científico e do técnico, a destruição dos privilégios e o reconhecimento dos direitos fundamentais de cada um?

Projeto Excelências


Clique na imagem e leia as crônicas do professor Fonseca Neto no portal Acessepiauí

Este é um espaço para crítica social, destinado a contribuir para a transformação do Estado do Piauí (Brasil).

Livro

Livro
A autora, Grace Olsson, colheu dados e fotos sobre a situação das crianças refugiadas na África. Os recursos obtidos com a venda do livro possibilitará a continuação do trabalho da Grace com crianças africanas. Mais informações pelo e-mail: graceolsson@editoranovitas.com.br

Frei Tito memorial on-line

Frei Tito memorial on-line
O Memorial Virtual Frei Tito é um espaço dedicado a um dos maiores símbolos da luta pelos direitos humanos e pela democracia na América Latina e Caribe. Cearense, filho, irmão, frade, ativista, preso político, torturado, exilado, mártir... Conhecer a história de Frei Tito é fundamental para entender as lutas políticas e sociais travadas nos últimos 40 anos contra a tirania de regimes ditatoriais. Neste hotsite colocamos à disposição documentos, fotos, testemunhos, textos e outras informações sobre a vida de Tito de Alencar Lima, frade dominicano que colaborou com a luta armada durante a ditadura militar no Brasil.

Campanha Nacional de Solidariedade às Bibliotecas do MST

Campanha Nacional de Solidariedade às Bibliotecas do MST
Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de diversos Estados do Brasil ocupam mais um latifúndio: o do conhecimento. Dar continuidade às conquistas no campo da educação é o objetivo da Campanha Nacional de Solidariedade às Bibliotecas do MST, que pretende recolher livros para as bibliotecas dos Centros de Formação. Veja como participar clicando na figura.

Fórum Social Mundial

Fórum Social Mundial
O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo. Em 2009, o Fórum acontecerá entre os dias 27 de janeiro a 1° de fevereiro, em Bélem, Pará. Para saber mais, clicar na figura.

Fórum Mundial de Teologia e Libertação

Fórum Mundial de Teologia e Libertação
É um espaço de encontro para reflexão teológica tendo em vista contribuir para a construção de uma rede mundial de teologias contextuais marcadas por perspectivas de libertação, paz e justiça. O FMTL se reconhece como resultado do movimento ecumênico e do diálogo das diferentes teologias contemporâneas identificadas com processos de transformação da sociedade. Acontecerá entre os dias 21 a 25 de janeiro em Bélem, Pará, e discutirá o tema "Água - Terra - Teologia para outro Mundo possível". Mais informações, clicar na figura.

IBASE

IBASE
O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) foi criado em 1981. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é um dos fundadores da Instituição que não possui fins lucrativos e nem vinculação religiosa e partidária. Sua missão é de aprofundar a democracia, seguindo os princípios de igualdade, liberdade, participação cidadã, diversidade e solidariedade. Aposta na construção de uma cultura democrática de direitos, no fortalecimento do tecido associativo e no monitoramento e influência sobre políticas públicas. Para entrar no site do Ibase, clicar na figura.

Celso Furtado

Celso Furtado
Foi lançado no circuito comercial o DVD do documentário "O longo amanhecer - cinebiografia de Celso Furtado", de José Mariani. Para saber mais, clicar na figura.

O malabarismo dos camaleões

O malabarismo dos camaleões
Estranha metamorfose: os economistas e jornalistas que defenderam, durante décadas, as supostas qualidades do mercado, agora camuflam suas posições. Ou — pior — viram a casaca e, para não perder terreno, fingem esquecer de tudo o que sempre disseram. Para ler, clicar na figura.

A opção pelo não-mercantil

A opção pelo não-mercantil
A expansão dos serviços públicos gratuitos pode ser uma grande saída, num momento de recessão generalizada e desemprego. Mas para tanto, é preciso vencer preconceitos, rever teorias e demonstrar que a economia não-mercantil não depende da produção capitalista. Para ler, clicar na figura.